Espaireça

Teresa, você é a coisa mais bonita que eu vi até hoje na minha
vida, inclusive o porquinho-da-índia que
me deram quando eu tinha seis anos.

Manuel Bandeira




Os fins justificam os meios

quinta-feira, 1 de setembro de 2011


O ditado, já incorporado pelo senso comum, de que o poder corrompe, torna-se cada dia mais verdadeiro à medida que se tem notícias da política brasileira. A atual crise ministerial do governo Dilma deixa claro que a corrupção e o poder caminham de mãos atadas rumo à deterioração da máquina estatal. A faxina nos ministérios aparece nesse cenário como uma política paliativa à atual conjuntura no Congresso, uma vez que a corrupção é fruto de fatores históricos, podendo ser considerada endêmica.
Em oito meses de governo, com a faxina no Ministério dos Transportes, a cota do PR e a operação Voucher, da Polícia Federal, que fez uma devassa no Ministério do Turismo, Dilma parece agir de forma correta a fim de combater a corrupção.
No entanto, preocupada com a insatisfação crescente da “base da estabilidade do governo”, Dilma mudou de idéia dizendo que só mexerá nos ministérios se for da vontade dos ministros. Terá sido uma decisão amistosa ou uma articulação política para evitar uma CPI? Uma vez que o PT tem a maior parte dos ministérios, é interessante que ele se mantenha unido para que não haja apurações de denúncias de corrupção no Executivo. Dilma está na corda bamba.
Segundo o historiador renascentista Nicolal Maquiavel, mais importante do que conquistar o poder é manter se nele, idéia consagrada pela sua frase “Os fins justificam os meios”, segundo a qual tudo é válido, seja ético ou não, para permanecer no domínio. Dilma suspende a faxina para conter seus aliados e mantém a casa suja mesmo. Dessa forma, a idéia de Maquiavel contrapõe nitidamente a política e a moral, tomando as formas do congresso nacional.

4 comentários:

Anônimo disse...

Grande Maquiavel.....comprei o livro O Principe e não li até hj =/
Ouvi uma frase da deputada Cidinha Campos: "A corrupção está no DNA do brasileiro..." e passei a refletir muito sobre isso. Infelizmente a Dilma não parece fugir dessa 'genética' brasileira como muitos imaginaram, mas fica a esperança de que dias melhores virão e pessoas realmente decentes e corajosas farão dessa nação um país melhor não hoje nem amanhã, mas num futuro quem sabe!?

Bjooss

Paola Barbosa disse...

Eu também queria ler, mas sempre deixo pra lá!
Ainda que vc é otimista ein Del!
Eu não tenho essa esperança de dias melhores não! rs
Tá difícil. =(

bjss

Anônimo disse...

Del , admiro seu otimismo. Acredita em politicos melhores ? Parabens! queria ser assim.
Querida como somos parecidas !
Amei o texto, demais.
Mas o assunto me causa ira.
Nossa esperança é que : "Maiór é o que está em nós, do que o que está no mundo"
Bjs
Mom

Anônimo disse...

Poxa Cantares e Glória Pires, agente tem que acreditar que alguem ainda não se corrompeu naquele meio sujo da política senão não vamos mais tentar melhorar nada.
E de certa forma é um jeito de aceitar que não dá pra fazer mais nada e a roubalheira venceu aqueles que são dignos e honestos (nós).
Confesso que as vezes tenho meus momentos de fúria também em ver certas coisas, mas logo passa =o)
Bjooosss

Postar um comentário

Powered By Blogger
You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "