Espaireça

Teresa, você é a coisa mais bonita que eu vi até hoje na minha
vida, inclusive o porquinho-da-índia que
me deram quando eu tinha seis anos.

Manuel Bandeira




Cultura inútil é fundamental!

quarta-feira, 31 de março de 2010

.
Salve Salve críticos de plantão!


Há quem diga que é futilidade, que é apenas um ideal consumista ou uma busca incessante por status e fama. Há quem diga que Pedro Bial perdeu sua credibilidade como jornalista e não é mais o intelectual que cobriu a queda do muro de Berlim e a guerra do Golfo. Há os que dizem ainda que o Big Brother Brasil é fonte de ignorância, fofoca e sacanagem para o público iletrado e sem cultura.

Esse discurso “intelectual” é chato ein! Tornou-se moda falar mal do programa e os que não assistem são os letrados inteligentes que valorizam seu tempo. Será? Será que esse tsunami de críticas ao BBB não é certo censo comum dentro do suposto mundo dos intelectuais? BBB é banal, sem conteúdo e só “emburrece” a sociedade brasileira, segundo os críticos de plantão. Mas bateu o recorde mundial de reality shows com 155 milhões de votos. Realmente, o BBB não é o programa de televisão mais enriquecedor do mundo, porém não nos impede de ler um bom livro, assistir a um bom filme ou ir ao teatro. A falha na educação e a falta de cultura de grande parte dos brasileiros é um BIG problema, mas vêm de outras questões bem mais complexas, viu BROTHERS do BRASIL?

Tudo bem, ele tem lá suas futilidades e baixarias, até ai, não fica atrás de grande parte dos programas da televisão brasileira que movem a sociedade. E não se pode deixar de considerar que é o programa de maior audiência da rede globo, está diariamente nas páginas dos maiores jornais do país e é assunto de atualidade SIM! Por mais que isso cause muita dor no coração do público erudito.

E qual o problema de gostar de futilidades? Desde que não se torne uma prática constante, acho super saudável termos aqueles clássicos momentos de folga para fazer coisas inúteis, ficar na frente do computador, e até mesmo assistir Big Brother, por que não? Após um dia intenso de trabalho e estudo, qual o problema em ver umas baboseiras na TV? Acredito que há momentos de estudo, trabalho, cultura e formação intelectual, mas há outros que podemos muito bem destinar ao ócio e algumas futilidades, cultura inútil é fundamental para espairecer, entreter e não torna ninguém fútil não.

E se tratando do Pedro Bial, para mim ele continua um jornalista conceituado, autor de textos invejáveis e um cara que inspira futuros jornalistas, como eu. Assistir BBB, além de ser uma questão de opinião e gosto, não tem absolutamente nada a ver com o nível intelectual e cultural dos telespectadores. Essas duas coisas não são mutuamente excludentes e essa associação é um julgamento um tanto quanto simplista, uma generalização. E acho que toda generalização tem um pouco de preconceito, e todo preconceito é fruto de ignorância.


Eu gosto sim, e daí?
.
.

4 comentários:

Contos e Fatos disse...

Eu gosto também idaí?
E gosto mais ainda do fato de uma Diva como vc ser minha amiga...uhuu, tenho dito! =)

Maurício S. Filho disse...

Oi Paola! Fiquei muito feliz com a sua visita em meu blog! Já que a gente não se encontra na vida real, será que podemos, pelo menos, ficar em contato virtual?
Parabéns por expressar suas opiniões de forma tão articulada!
A gente se vê por aqui! Hahahahahahaha
Beijos!

Unknown disse...

ooooo palola! vc viu aquele dia q eu quase fui apedrejada só por estar no nivel 32 do farmville, do facebook? hahaha puxa! as pessoas realmente tem que ter uma válvula de escape e momentos de ócio. Ninguém consegue ser 100% útil!!! rsss mas assim, BBB eu nao gosto de VER mas fiquei inteirada das notícias e tudo mais! rs o importante de tudo é o equilibrio! saber os momentos e os significados das coisas! rs Beijooooooo!

Roberta Scheer disse...

pois é, ninguém consegue ser 100¢ útil.
A única coisa que paro pra assistir na TV é Family guy! xD

bjs

Postar um comentário

Powered By Blogger
You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "