Espaireça

Teresa, você é a coisa mais bonita que eu vi até hoje na minha
vida, inclusive o porquinho-da-índia que
me deram quando eu tinha seis anos.

Manuel Bandeira




segunda-feira, 12 de abril de 2010


.
.


.
Uma manhã de transporte público pode não ser muito agradável, mas pelo menos rende inspiração para um texto. Hoje acordei mais cedo que de costume e peguei um ônibus até a estação São Judas. Criei coragem, respirei fundo e entrei no micro-ônibus, que ainda não estava tão lotado, mas fui em pé, claro, conseguir sentar seria pedir demais né?
Eu gostaria muito de saber o porquê da existência do micro-ônibus em uma cidade como São Paulo. Não há lugar para metade dos passageiros, possui um corredor de menos de meio metro, por onde é quase impossível transitar, e uma catraca ridícula que ocupa o espaço de 4 assentos, no mínimo. Fora aqueles DOIS assentos preferenciais que não dão preferência alguma para os idosos e deficientes físicos. Os cadeirantes, então, não podem nem sonhar em pegar um ônibus como esse. Bom, pelo menos tem um motorista que é mil e uma utilidades, capaz de dirigir, olhar os passageiros que entram, cobrar a passagem, fazer as contas, pegar o troco (quando TEM) e ainda prestar atenção no trânsito! Não é o máximo? A vantagem dos ônibus pequenos é que são mais rápidos e o motor é mais novo. Deve ser por isso o preço absurdo das passagens: R$3,20. Como se adiantasse ter alguma velocidade no trânsito de São Paulo.
Concluída a primeira etapa da maratona transporte público, chego ao metrô e me preparo para a segunda: a fila da bilheteria. Ai meu Deus, o que eu tô fazendo aqui? Passados alguns minutos consigo ser atendida pela única funcionária da bilheteria, que geralmente está com uma cara azeda e joga as moedas do troco com certa violência.
Consegui finalmente entrar no metrô, o próximo passo é encarar a estação da Sé! Esse é o lugar mágico que cura a carência e a solidão de qualquer um, não faltam pessoas por todos os lados e ao entrar no trem somos acolhidos com abraços e podemos sentir o verdadeiro calor humano! De pensar que gastei suados R$2.65 num bilhete de metrô que já custou R$2,55, R$2,40... Até quando será que vai aumentar?
O melhor é ouvir ainda que devemos priorizar o transporte coletivo para melhorar o trânsito e diminuir os impactos ambientais. São nessas horas que, por mais que pese minha consciência ecológica, sou obrigada a pensar: Dane-se o meio ambiente, vou é de CARRO! E é por isso e por muito mais que meu coração dói tanto a cada moeda que coloco na mão do cobrador de ônibus ou da moça de cara azeda.
.
.

3 comentários:

Contos e Fatos disse...

A-D-O-R-E-I....já disse que vc me enche de orgulho?

Bjuu Diva....

Unknown disse...

Num gostou?? Ande a pé!!! hehehehehehe
Pois é....bem vinda ao meu mundo (por enquanto).

Bjooosss

Roberta Scheer disse...

hauahu olha esse del

Postar um comentário

Powered By Blogger
You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "